Missão :: Orgãoes Sociais :: Estatutos :: Ins. e Equip. :: Sócios Fundadores :: Organigrama :: Arquivo
Historia da APDG PDF Imprimir e-mail
A Associação para o Desenvolvimento de Galegos nasceu da iniciativa de um grupo de amigos, numa conversa de café, em Maio de 1999. Tem a sua sede na Avenida do Carvalheiro -Quinta de Currais, Freguesia de Galegos, Concelho de Penafiel. Foi fundada por escritura a 10 de Novembro de 1999, no Cartório Notarial de Penafiel, exarada na folha 82 do livro nº 324 e publicada no nº 75 suplemento, III Série do Diário da República de 29/03/2000. É uma IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social de Utilidade Pública, publicada em D.R., III Série nº 79 de 4 de Abril de 2002. A Associação tem como objectivo central promover e contribuir para o desenvolvimento da Freguesia de Galegos com actuação prioritária em matéria de acção social e secundáriamente desenvolver actividades de âmbito cultural e humanitário (Art. 2 do Cap. I dos Estatutos). Para atingir os fins a que se propôs, dispõe de três equipamentos muito importantes no apoio á comunidade local, tais como:
  • Centro de Saúde
  • Centro Social
  • Pavilhão Gimno Desportivo

Todos eles de enorme importância para todos nós, mas o Centro Social é sem dúvida aquele que reúne todas as condições e requisitos para a concretização do principal objecto social da Instituição, pois tem em pleno funcionamento e com excelente qualidade de serviço, o Lar de Idosos, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche. Estas respostas sociais/valências têm garantido o apoio de rectaguarda ás familias que a elas recorrem quando necessitam deste serviço.

Na área da Saúde dispomos da extensão de saúde de Galegos que se encontra a funcionar, moderna e actual, proporcionando a todos os seus utentes e profissionais de saúde excelentes condições de atendimento e trabalho.

Secundáriamente desenvolvemos outras actividades ao nivel da formação desportiva, de cultura e lazer. Sendo de destacar na área do desporto a modalidade de hoquei em patins, nos escalões de benjamins, escolares e infantis, que participam em campeonatos e torneios organizados pela Associação de Patinagem do Porto.

Na área da cultura e lazer a Instituição proporciona a todos os associados a possibilidade de ter e manter uma boa saúde fisica e mental, tendo em actividade várias equipas de futsal e turmas de Dança de Salão, Dança Criativa, Aérobica, Jump e Zumba.

Na sala da Sede da Associação já se encontra a funcionar a disciplina de iniciação musical e o Centro de Apoio á Familia "CAF", que garante o apoio e acompanhamento dos jovens fora do horário escolar.

 

RESUMO CRONOLÓGICO

  • No dia 8 de Maio de 1999, pelas 21 horas reuniu-se um grupo de amigos dispostos a abraçar e levar por diante um projecto global e centralizado de equipamentos com o fim de contribuir e promover o desenvolvimento da Freguesia com actuação prioritária em matéria da acção social e secundariamente desenvolver actividades do âmbito cultural e humanitário fundando para o efeito a Associação para o Desenvolvimento de Galegos.
  • No dia 10 de Novembro de 1999 foi realizada no Cartório Notarial de Penafiel a escritura da Associação, que se encontra exarada na folha 82 do Livro nº 324-d.
  • No dia 3 de Janeiro de 2000, foi constituída e empossada a Comissão Instaladora da Associação como consta da Acta nº 1.
  • No dia 29 de Março de 2000 é publicada a Constituição da Associação no Diário da Republica nº 75, suplemento III Série.
  • No dia 18 de Fevereiro de 2002 é feito o registo definitivo dos Estatutos da Associação, sendo reconhecida como IPSS- Instituição Particular de Solidariedade Social de Utilidade Pública. O Registo foi lavrado pela inscrição nº 9/2002 folha 39 verso do livro nº 9 das Associações de Solidariedade Social.
  • No dia 4 de Abril de 2002 é publicado no Diário da Republica nº 79, Série III, o registo definitivo da Associação como IPSS, reconhecido como pessoa colectiva de utilidade pública.
    Para dar corpo a este projecto e depois de muitos contactos e negociações com a Ordem da Trindade Porto é formalizada a compra da Quinta de Currais pelo montante de 150.000,000€ com escritura no Cartório Notarial de Penafiel no dia 29 de Novembro de 2002.
  • No dia 25 de Março de 2003 é inaugurada a sede da Associação que passa a funcionar no edifício já existente, devidamente remodelado e beneficiado.
  • A 25 de Maio de 2003 é assinado o protocolo de colaboração com a Administração Regional de Saúde do Norte para o arrendamento do edifício já existente e devidamente preparado para o funcionamento da Unidade da Saúde de Galegos.
  • A 27 de Agosto de 2003 é aprovado o Projecto da Arquitectura da Unidade de Saúde de Galegos, Proc. Nº 663/03
  • A 26 de Novembro de 2003, no Diário da Republica nº 274, III série é publicado o despacho do Ministério das Finanças referente ao processo nº 77/03 reconhecendo a isenção de IRC à Associação, nos termos do Artº 10  do CIRC
  • A 7 de Junho de 2004 é celebrado com a Câmara Municipal de Penafiel o Protocolo da cedência de uma parcela de terreno destinado à implantação do Pavilhão Gimnodesportivo denominado Pavilhão Desportivo e Municipal de Galegos.
  • A 1 de Fevereiro de 2005 entra em funcionamento no edifício existente, devidamente remodelado e beneficiado o Bar da Associação.
    Em Julho de 2005 é iniciada a construção de um pequeno espaço onde é instalado um posto de recolha de amostras para análise, passando a ser explorado a partir de 1 de Setembro de 2005 pelo Laboratório de Análises Clínicas Vale do Sousa, Lda.
    Em Julho de 2005 entra em funcionamento a nova Unidade de Saúde de Galegos.
  •  A 22 de Fevereiro de 2007 é apresentada ao Programa Pares II a candidatura do Projecto de Arquitectura para um Equipamento Social denominado por Centro Social de Galegos, com as valências de Lar de Idosos, Centro de dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche.
  • No dia 29 de Março de 2008 é inaugurado o Pavilhão Desportivo e Municipal de Galegos e é lançada a 1ª pedra do Centro Social de Galegos.
  •  No dia 11 de Abril de 2009, no Salão Nobre do Governo Civil do Porto, é assinado o Contrato de Comparticipação Financeira ao abrigo do Programa Pares II do Centro Social de Galegos.
  •  A 15 de Abril de 2009 é assinado o Auto de Consignação das Infra-estruturas referente ao Centro Social de Galegos.
  • A 25 de Setembro de 2011 é inaugurado o Centro Social de Galegos pelo Ex.mo Srº Secretario de Estado da Solidariedade e Segurança Social Drº Marco António Costa e o Ex.mo Srº Presidente da Câmara Municipal de Penafiel Drº Alberto Santos, sendo a benção do Centro Social presidida pelo Reverendissimo Bispo auxiliar do Porto Dom António Bessa Taipa.
  • A 11 de Novembro de 2011 entra em funcionamento o Centro Social de Galegos.
  • A 17 de Janeiro de 2012 são celebrados os acordos de cooperação com a Segurança Social.
  • Em 2015, APDG concorreu ao  Premio BPI Seniores, onde  ganhou uma Menção Honrosa,  com o  Projeto “ + Idade”, que consistiu em equipar 2 salas, uma de reabilitação motora e outra de estimulação multissensorial, snoezelen, sendo a única  instituição no concelho com uma sala de Snoezelen para os seniores.
  • No dia 02 de Abril de 2017, foi inaugurada  a Loja Social fruto dos vários donativos que foram chegando á instituição, através de doações dos familiares dos utentes da ERPI; centro de Dia e da Creche. Como não tínhamos espaço na instituição, encetamos negociações com a Câmara Municipal e conseguimos o referido espaço com a colaboração da Junta de Freguesia, com a qual estabelecemos um protocolo de cedência das instalações da Escola Primária do Carvalheiro, que se encontrava  desativada, para implementarmos projetos de apoio à comunidade, nomeadamente a Loja Social e o CAF.
  • CAF- Componente de Apoio à Família, destina-se a assegurar o acompanhamento dos alunos depois das atividades curriculares e de enriquecimento curricular, e/ou durante os períodos de interrupção das atividades letivas, assim que as necessidades das famílias o justifiquem. Este projeto já não está em funcionamento.
  • Em 2017, é criada Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Penafiel – CMPIP, em que a  APDG, é uma das 3 representantes das IPSS,  disponibilizando um técnico para colaborar com a mesma. A CMPIP é  constituída por uma equipa de trabalho multidisciplinar, que visa promover os direitos do idoso e prevenir ou responder a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem estar da população idosa do concelho de Penafiel.
  • Em  2018, concorremos ao Prémio Ser Solidário da Brisa Auto Estradas de Portugal, tendo ganho com o projeto “Despertar os sentidos”, em que construímos um Jardim Sensorial, sendo um complemento da Sala de Snoezelen e da estimulação multissensorial.
  • Em 2021, elaboramos uma candidatura ao PRR-Mobilidade Verde, para aquisição de uma carrinha eléctrica adaptada para o SAD, tendo sido aprovada.
  • Em Dezembro de 2022, a instituição enceta diligências para a realização de um Projeto para ampliação da ERPI, para mais 14 lugares, aguardando abertura de candidaturas.
  • Em Março de 2024, realiza uma candidatura ao PRR - Mobilidade Verde, para aquisição de um Veículo Elétrico (de passageiros) de 9 lugares com transformação, para os utentes de C. de Dia e ERPI.

RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS
A Entidade de Resolução Conflitos de Consumo (RAL) da área é o “CIPAC – Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto”, com sede na Rua Damião de Góis, n.º 31, loja 6, 4050-225 Porto (www.cicap.pt).